Estudos Firmes no Senhor

Estamos vivendo dias difíceis. Assaltos, arrastões. O crescimento galopante da violência.
FIRMES NO SENHOR
Habacuque 3.16-19
Introdução
Estamos vivendo dias difíceis. Assaltos, arrastões. O crescimento galopante da violência. Os políticos cada vez mais enganando o povo. A classe empresarial, os grandes empresários cada vez mais ricos e os empregados cada vez mais pobres.
No plano religioso, temos muitas decepções. Até parece que tudo se virou contra nós. Muitas vezes pensamos que o Senhor não está olhando para nós. “Veja como inicia o livro de Habacuque, note o que ele diz:” Até quando Senhor clamarei eu, e tu não escutarás? Ou gritarei a ti: Violência! E não salvarás? “(Hab. 1.2). O profeta está cansado. Ele ora e intercede e parece que nada acontece. Quantas vezes nós não nos sentimos a mesma coisa?
Quantas vezes pensamos que nossas orações caem no vazio?
Qual deve ser nossa postura diante da crise? O que devemos fazer diante da confusão dos nossos dias? "O que fazer diante de tanta violência hoje em dia? Parece algo intransponível, insuperável, mas o homem que confia em Deus sempre vislumbra tempos de paz e de fartura. Por isso o salmista exclama: "Tu, porém, és sempre o mesmo, e os teus anos jamais terão fim. Os filhos dos teus servos habitarão seguros (Sl 102.27,28). Que Deus nos conceda olhos espirituais que vejamos soluções, e não derrotas. "[1] Não podemos ficar fechados a pensar que tudo irá correr mal na nossa vida. Temos um Deus que nos responde. Ele não muda. Ele é fiel!
O livro nos apresenta um homem com questionamentos. Encontramos um profeta que quer respostas de Deus. Todas as perguntas de Habacuque não representam falta de fé, antes pelo contrário é uma caminhada segura, fundamentada na luz do Senhor. Podemos ter muitas questões, mais é fundamental aprendermos o que o profeta nos ensina. "Há respostas, e respostas exeqüíveis. Se o homem tem perguntas (e é natural que as tenha), precisa da resposta.
O profeta foi respondido em sua aflição. É próprio de Deus responder aos que são intelectualmente honestos. Sendo respondido, Habacuque prorrompe em fé. Também deve ser próprio daquele que recebeu a resposta manifestar sua fé. "[2]
Deus sempre vai responder os nossos questionamentos. Deus vai responder o pedido dos irmãos. Ele tem algo maravilhoso para nossas vidas e para a vida da igreja.
Diante do que foi exposto até aqui quero fazer uma pergunta:
Por que devemos ficar firmes no Senhor?
O profeta nos apresenta as respostas nestes versículos. Sendo assim, vejamos o que o Senhor tem preparado para nós.
1 - Devemos ficar firmes porque o Senhor sempre nos responde (16)
Este texto é fabuloso. Deus nunca nos deixa sem resposta. Habacuque diz que ouviu a resposta do Senhor. Deus respondeu de modo claro ao seu servo. Mas qual foi à resposta que o profeta ouviu? O que o Senhor deseja que nós ouçamos hoje?
O contexto deste texto aponta para o Êxodo. O modo como o Senhor se manifestou no passado. O que ele está a dizer é que devemos olhar para trás e ver o agir de Deus na história. Não podemos esquecer a intervenção do Senhor. Não podemos esquecer o que o Senhor fez por nós na hora da angústia.
Uma das maneiras que o Senhor tem para nos responder e nos fortalecer é olharmos par atrás e ver como Ele no decorrer da nossa história nos tem livrado. Habacuque compreendeu esta realidade. Ele olhou para trás, para a história e viu todo o agir de Deus e compreendeu que Deus não muda, Deus é fiel. Olha para trás, veja o agir de Deus na vida da igreja e fique firme. Olhe para trás e veja como o Senhor tem sido misericordioso consigo.
Diante da resposta do Senhor o profeta tem algumas atitudes que são naturais e que nós também podemos ter. Vejamos, portanto, as reações do profeta:
1.1- Ouvir a resposta do Senhor emociona. O profeta diz o seguinte: "o meu ventre se comove". Para os judeus o ventre era o centro das emoções. Eles amavam com o ventre e pensavam com o coração. Sendo assim, o que o profeta está dizendo é que ficou sensibilizado com o que Deus lhe mostrou. A fé não é emocional, mas não é apenas racional. É bom entender o seguinte: "A fé não pode ser apenas uma abstração intelectual. Fé não é sinônimo de armazenamento de informações religiosas. Assim fazendo, corremos o risco de uma fé tipo bacalhau de armazém: seca, sem vida. Jesus era emotivo. Ele exultou (Luc. 10:21), indignou-se (Mat. 21:12,13) e chorou (João 11:35, Luc. 19:41 e Heb 5:7).[3] Quando o Senhor nos responde não podemos ficar indiferentes. Sempre há reações que iremos expressar.
1.2- Ouvir a resposta do Senhor nos faz temer o Senhor. Habacuque diz que os seus lábios tremem. É o Reconhecimento da santidade de Deus. É reconhecer que não temos capacidade para estar diante de um Deus tão Santo. Foi esta a atitude de Isaías (Is 6.1-8). Os seus lábios não podem declarar a grandeza do Senhor, pois são impuros. A manifestação do Senhor deve fazer com que fiquemos atemorizados. Temos que ter temor e tremor diante do Senhor e da sua manifestação. É impossível ficar do mesmo jeito. É impossível para mim e para cada um que está aqui, compreender a Palavra do Senhor e ficar do mesmo modo. A Palavra de Deus exige mudança da nossa parte.
1.3- Ouvir a voz do Senhor nos faz ficar sem forças e quietos. O profeta utiliza três expressões para definir esta idéia. Entra a podridão nos meus ossos, vacilam os meus passos; em silêncio, pois aguardarei o dia da angústia que há de vir. Sua fé vai sendo solidificada, mas ele não tem condições de se mover. Diante do Senhor Habacuque cai, sente-se impotente, mas não desanima. Ele olha para as situações sombrias da vida confiando no Senhor. Ele ao presenciar a tragédia, olha para trás e vê o cuidado de Deus. Onde isto se reflete nas nossas vidas? Diante das nossas crises devemos olhar para trás e ver como Deus tem sido generoso para conosco e como Ele tem cuidado de nós. Devemos também olhar para frente, confiados no Senhor. Certos de que o Deus que agiu no passado vai atuar no presente para nos guardar e guiar no futuro. Habacuque está nos dizendo que o Senhor não falha e se faz presente sempre em nossas vidas.
2 - Devemos ficar firmes no Senhor a confiar plenamente no seu agir (17-18)
Depois de reconhecer que o Senhor não falha, que Deus tem tudo sob controle, o profeta expressa sua confiança plena no Senhor. Ele nos diz que mesmo diante das adversidades podemos permanecer firmes no Senhor. A tragédia não é maior que o nosso Deus. A crise não é maior que o Senhor Criador dos céus e da terra.
Diante da resposta do Senhor Habacuque passa a dizer o seguinte: "se tudo der errado; se a terra deixar de produzir; se os campos secarem; se não houver gado nos currais e no campo - coisas que aconteceriam com a invasão de Judá pelas tropas de Nabucodonosor. E se tudo isso de fato acontecesse, ele afirma: "Todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação" (3.18). "[4] O profeta diante da crise, não desespera, confia no Senhor. Mantém sua fé firme e inabalável.
Nossa fé e nossa comunhão com Deus não acontecem por causa das bênçãos que recebemos ou pelas que deixamos de receber. Nossa comunhão com o Senhor existe porque fomos criados para o louvor da sua glória. Porque o Deus das bênçãos é muito melhor do que todas as bênçãos.
A crise não pode ser algo que nos desmotive. Pelo contrário a crise deve ser fator de fortalecimento, pois é justamente neste momento que podemos ver o modo tão gracioso do Senhor para conosco.
A salmista expressa muito bem este conceito quando diz o seguinte: "Aqueles que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas permanece para sempre. " (Sl 125.1). Confiar no Senhor é estar seguro. A tragédia não abala sua fé. Jesus diz o seguinte aquele que confia nele, que obedece a sua Palavra: "Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha." (Mt 7.24-25). Quem tem sua vida firmada na Rocha enfrenta as mais duras tempestades da vida e fica firme. Quem confia no Senhor tem consciência plena de que a crise é passageira. Na crise e depois da crise o Senhor está conosco. É muito interessante o que diz Dionísio Pape: "Como Jó, Habacuque estava pronto a perder tudo, menos a sua fé no Senhor. Habacuque fala alto à nossa sociedade de consumo, com seus exagerados valores materiais, e o seu desprezo aos valores espirituais. A posse de bens materiais não é necessariamente sinal de bênção e da vontade divina!” [5] Nossa fé não pode está alicerçada em coisas. Nossa fé é no Senhor. Nossa alegria deve está em Deus. Paulo nos diz isto de modo muito semelhante, mas nós só gostamos de utilizar a parte final do texto que Paulo apresenta a mesma idéia de Habacuque. Tenho notado que ninguém conhece os versículos anteriores. Mas Paulo nos diz o seguinte: "Ora, muito me regozijo no Senhor por terdes finalmente renovado o vosso cuidado para comigo; do qual na verdade andáveis lembrados, mas vos faltava oportunidade. Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre. Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece. (Fp 4.10-13)" Ele exulta no Senhor, por causa da demonstração de afeto da Igreja de Filipos, mas exulta também pelo fato de ter aprendido a passar por toda e qualquer circunstância da vida com uma fé firme e inabalável, pois no Senhor ele diz que é possível vencer toda e qualquer situação.
A crise não nos pode conduzir ao desespero. A crise e a tragédia não podem fazer com que nossa fé fique abalada. Elas devem refletir a firmeza que temos no Senhor. O salmista diz que, mesmo que andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, pois o Senhor estava com ele (Sl 23.4), a presença constante do Senhor. É o seu cuidado constante. Jesus prometeu que sempre estará conosco (Mt 28.20). Não desespere. Confie no Senhor.
Exulte no Deus da sua salvação. Como pode ser que alguém no meio da crise e da fraqueza esteja alegre? Quem está em Cristo sabe que está no caminho certo. Tem segurança e certeza de vida. Quem está no Senhor tem perdão. O anúncio do nascimento do Senhor mostrou este fato "O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo: É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor." (Lc 2.10-11). Ser cristão é antes de tudo ser alegre e feliz no Senhor. É viver a vida não fincada neste mundo e preso as coisas terrenas, mas na certeza de que o Senhor está tomando conta das nossas vidas. "O evangelho é alegria, a alegria de conhecer a Deus e o seu poder. Uma alegria que não pode ser quebrada por sofrimento algum. Saber que Deus tem tudo em suas mãos é suficiente para nos levar a viver de bem com a vida.” [6]
Confie no Senhor e diga como Neemias: "Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor. Portanto não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força." (Ne 8.10). Não se deixa abater, não deixe de investir no Reino de Deus e na vida da Igreja. A força deve estar no Senhor. Esta é a base de nosso estudo. Veja o que o profeta diz que devemos estar firmes. Mas diz o porque.
3 - Devemos ficar firmes no Senhor porque Ele é a nossa força (19)
Notem a declaração de confiança do profeta: O Senhor Deus é a minha força. Quem vive na força do Senhor, vive em segurança, vive com firmeza. Não há porque desanimar. Quem tem o Senhor como o Senhor da sua vida. Quem se relaciona com Deus e não com a religião e com um conceito de Deus, pode ter segurança.
Note que o profeta diz que o Senhor fará os seus pés como o da corça. Habacuque pensa no salmo 18.33. Fala da segurança que o Senhor dá aos seus. Dá vitória que Ele concede ao seu povo.
Muitas vezes estamos cansados, parece que já não temos forças. Não agüentamos mais a situação que estamos vivendo. Estamos orando e clamando e Deus permanece quieto. Mas quando o Senhor fica em silêncio é porque vai realizar grandes coisas. Queridos, Paulo também teve suas lutas. Ele orou e orou e Deus não lhe respondia. Contudo, quando o Senhor lhe respondeu, ficamos sabendo uma das coisas mais belas que há nas Escrituras. Por favor, vejamos o que o próprio Paulo disse: "E, para que me não exaltasse demais pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais; acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim; e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte." (2 Co 12.7-10). A graça de Deus é suficiente. Quando abrimos mão da nossa resistência, quando desistimos de lutar e permitimos que a graça atue, somos fortalecidos. É o Senhor quem nos fortalece. É o Senhor quem nos capacita a continuar em frente.
É esta a declaração de Isaías: "Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor." (Is 40.29). Seja fortalecido pelo Senhor. Não tente lutar nas suas próprias forças, mas permita que o Senhor lhe conceda força. Permita que o Senhor lhe dê vigor para continuar em frente.
Ser fortalecido pelo Senhor é ser elevado. É ser posto nos lugares altos. É estar onde os inimigos não podem nos alcançar. É interessante que depois das lutas e dos questionamentos Habacuque firmou-se no Senhor e cantou sua fé de modo consciente. Talvez estejamos enfrentando o mesmo problema de Habacuque diante da crise, mas olha para as respostas do Senhor. Confie no Senhor e permita que Ele o eleve acima dos seus inimigos e das crises da vida.
O Senhor nos faz andar em segurança. Reflitamos bem nestas palavras. "Quão plenas de significado são essas palavras e quão bem elas resumem o propósito de Deus em seus tratos com Israel, seu escolhido. Deus fez tanto para esse propósito em épocas passadas - fora do Egito, através do deserto, na terra, fora dos cativeiros, no meio de perseguições - mas acima de tudo no Calvário, quando o Messias de Israel, o Senhor Jesus Cristo, deu-se a si mesmo pelos pecados deles.” [7] O sacrifício do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. O Deus que agiu no passado é o Deus que age no presente e agirá no futuro.
O Senhor nos eleva nos faz assentar nas regiões celestes com todas as bênçãos. É isto que nos diz Paulo: "Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus, para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. (Ef 2.4-7). A Igreja é de cima. A igreja vive na força do Senhor. Ela é vitoriosa, não porque tenha condições de ser, mas é pela graça de Deus que age nela e através dela.
Conclusão
Firmes no Senhor e pelo Senhor.
Não desanime por causa da crise. Não se deixe abater porque não consegue ver perspectivas melhores. Pare! Olhe para trás e veja todo o cuidado de Deus. Agora, olhe para sua vida e veja como Ele tem tomado conta de você. Olhe para frente e siga confiante.
Queridos, estou pastoreando interinamente a Igreja de Deus em Colubande desde o dia 01 de Maio deste ano. Quando cheguei vi que necessitávamos investir em pessoas e em obras. Temos feito isto. Já gastamos muito dinheiro (graças a Deus não disseram que queremos deixar os cofres da igreja vazios), mas por incrível que pareça, quanto mais investimos, mais o Senhor nos abençoa.
A crise e real, a igreja está sentindo, mas a crise é uma grande oportunidade de mostrar nossa firmeza no Senhor e de ser canal de bênção para muitos outros também.
É nesta hora que a Igreja deve mostrar que a graça do Senhor nos basta.
Firmes no Senhor é o desafio que temos pela frente. Firmes e confiados na manifestação da graça do Senhor que nos fortalece e nos faz andar em segurança.
Que Deus nos abençoe!

  ©Template by Dicas Blogger.